As Professoras Gabriela Capelas e Filipa Nunes

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6 de dezembro de 2011

Unidade de Apoio a alunos portadores de multideficiência e surdo cegueira congénita


EB1/JI José Garcês
O acesso à educação em estabelecimentos do ensino regular dos alunos com limitações acentuadas, tem vindo a tornar-se uma realidade nacional
As crianças portadoras de multideficiência necessitam de ter atividades curriculares específicas; de práticas de ensino altamente especializado; de serviços e apoios específicos ao nível das terapias e da psicologia, que permitam maximizar as suas oportunidades educativas e ter sucesso nos contextos educativos que frequentam.



Parcerias Estabelecidas pelo Agrupamento de Escolas José Cardoso Pires

Responsabilidade
Entidade/Serviço
Competências
Quando
* Câmara Municipal de Amadora


* Eurest



*Associação Portuguesa de Deficientes da Amadora



Cerciama
* Colaborar na atribuição de materiais específicos.

* Fornecer materiais de desgaste, higiene e limpeza.
* Assegurar os almoços das crianças e funcionários.


* Assegurar os transportes de quatro alunos, diariamente, durante as atividades letivas,.

* Esta instituição apoia a sala de multideficiência, a nível de Recursos Humanos em contexto de escola (terapia da fala e psicomotricidade) e exterior à escola (terapia ocupacional, hipoterapia e hidroterapia).
Durante todo o ano lectivo


Objetivos da Unidade de apoio à multideficiência e surdo cegueira congénita, da EB1/JI José Garcês:


(de modo a desenvolver os níveis de desempenho e de participação dos alunos nas atividades curriculares, e outras, desenvolvidas no âmbito da turma, da escola e em outros contextos.)


Promover actividades curriculares e funcionais (aplicando metodologias e estratégias de intervenção interdisciplinares ),  de modo a desenvolver nos alunos a comunicação expressiva e compreensiva, a autonomia pessoal e social, nos diversos ambientes onde estes se encontram;


Centrar a aprendizagem em experiências da vida real/temas,  que promovam oportunidades de interacção activa com o ambiente (pessoas e objectos) que os rodeiam, procedendo às adequações curriculares necessárias;


Fomentar a participação dos alunos nas actividades curriculares e de enriquecimento curricular junto dos pares da turma a que pertencem;



Assegurar a criação de ambientes educativos estruturados, securizantes e significativos para os alunos;



Adoptar opções educativas flexíveis, de carácter individual e dinâmico, pressupondo uma avaliação constante do processo de ensino e de aprendizagem do aluno e o regular envolvimento e participação da família;



Assegurar os apoios específicos ao nível das terapias e da psicologia aos alunos que deles possam necessitar;



 Organizar o processo de transição para a vida pós-escolar.